| cruzilia.com | Site Oficial da Cidade

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Estação de Trem da Fazendinha

E-mail Imprimir PDF

HISTORICO DA LINHA

O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.

A ESTAÇÃO

A estação de Cruzília tem o nome do município ao qual atendia, mas o centro da cidade fica a 10 km ao norte, distante da rodovia. A estação foi inaugurada em 1910, com o nome de Fazendinha, que, nesse ano, juntou-se à linha que vinha de Barra do Piraí, constituindo a linha da Barra. Alguns anos depois - com certeza, após 1914 - a estação passou a ser chamada de Encruzilhada. Nos anos 1940, teve o nome alterado para Cruzília. A estação, em zona rural, ficava próxima à atual rodovia BR-467, mas o que sobrou foram apenas três casas, sendo que uma é um antigo laticínio, outra, uma casa mais antiga e uma terceira, mais isolada, seria uma escola. Todas à beira do antigo leito ferroviário. A estação em si já foi demolida e segundo as informações ficava entre essas construções.

Mais informações

CRUZÍLIA (antiga ENCRUZILHADA)
Município de Cruzília, MG
Linha da Barra - km 131,536 (1960)           MG-0158
Inauguração: 31.05.1910
Uso atual: demolida       sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)

Próximo ao local da estação demolida, a casinha simples e o antigo laticínio, mais atrás. À sua frente, o antigo leito. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 17/05/2003

Em Bom Jardim de Minas, o trem chega com muito vapor num dia, provavelmente, nos anos 1950 (Acervo Manuel Monachesi).
Trem de época que trafegava na Estação da Fazendinha em Cruzília.

 

Contato

Adsense


Banner

Busca

Compartilhe!