| cruzilia.com | Site Oficial da Cidade

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Museu Nacional do MM

E-mail Imprimir PDF

FUNCIONAMENTO: Terça a Domingo das 10h às 17h horas

Preservar a história do Mangalarga Marchador e aprofundar o conhecimento sobre as origens da raça, este foi o desafio abraçado por criadores empenhados na construção do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília, Sul de Minas Gerais.

História do Mangalarga Marchador

O primeiro nome a aparecer na História do Cavalo Mangalarga Marchador é o de Gabriel Francisco Junqueira , o “Barão de Alfenas”; a primeira data - a de seu nascimento em 1782 - e o primeiro endereço é o da Fazenda Campo Alegre, distrito da Encruzilhada, hoje município de Cruzília, no Sul de Minas, onde Gabriel nasceu.



O ‘Barão de Alfenas’ iniciou, além de uma nova raça de cavalos, uma linhagem de criadores que vararam os tempos e, num exemplo raro de hereditariedade na história da eqüinocultura brasileira, a família chegou aos dias de hoje criando cavalos. Os descendentes do Barão de Alfenas, e outros criadores, conseguiram, a despeito da desorganização havida na eqüinocultura, com a invenção do trem, do automóvel e outras formas de transporte, conservar a genética da marcha até o renascimento da eqüinocultura brasileira, que aconteceu no início na década de 70 e chegou ao auge em meados de 80.

 

Pontos Históricos

 

 

Localização

Pça. Monsenhor João Câncio, 192 - Centro
37445-000 - Cruzília - MG

 

Fonte: www.museumm.org.br

 

Contato

Adsense


Busca

Compartilhe!